Vila Torres Digital

Vila Torres Digital leva internet gratuita a mais de 50 famílias

A distribuição do sinal faz parte de programa criado para promover o desenvolvimento social da localidade

| Notícias - 31/01/2014 09:35

Criado no primeiro semestre do ano passado,  o Programa Vila Torres Digital (VTD) chega a 2014 conectando à rede mundial de computadores, gratuitamente, mais de 50 famílias, o que representa em torno de 200 pessoas atendidas diretamente. Além da Vila que dá nome à iniciativa, são abrangidos moradores dos bairros Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças.

Resultado de parceria entre o Clube de Mães da União Vila das Torres, By Air Brasil e RCD – Sistemas de Comunicação, o VTD é a primeira iniciativa de Curitiba (PR) a disponibilizar uma Rede de Internet Gratuita (RIG) sintonizada com um portal de comunicação (www.vilatorresdigital.com.br), que apresenta notícias, história do local e abre espaços para a interação da comunidade. Todos os que acessam o sistema, antes de navegar, passam por este portal.

Segundo o diretor da empresa de tecnologia By Air Brasil, Dante Cioffi, o grande diferencial neste projeto é que o sinal é distribuído de uma forma “dedicada”, o que significa que nenhuma das famílias atendidas recebe menos do que a velocidade praticada, que é de 256 kilobytes por segundo (kbps), 24 horas por dia. “Esta é a velocidade máxima que podemos disponibilizar, por ser gratuita, e é certo que não chega menos que isso ao usuário final”, explica o empresário. Ou seja, não há qualquer risco de interferências às vezes registradas onde é disponibilizado sinal wifi.

“Estamos tratando com diretores de uma escola do local para ampliar a participação dos alunos e também articulando com instituições a implantação de ações que potencializem o uso da internet para contribuir para o desenvolvimento das pessoas e da Vila”, comenta José Marinho, diretor da RCD. Segundo ele, a ideia é capacitar moradores para que eles próprios produzam conteúdo para o portal de comunicação.

Sônia de Souza aderiu ao programa em agosto de 2013. Ela conta que quem mais utiliza é seu neto, Luís Eduardo, de 12 anos. “Meu neto tem utilizado bastante, principalmente nos estudos. O que ele não sabe, ele pode pesquisar na internet e ainda conta com a ajuda dos professores da escola”, explica.

Uma das mais novas usuárias é Agda Machado, de 38 anos, que utiliza o serviço para pesquisas em geral e demonstra estar satisfeita. Segundo a moradora, o sinal é estável e o funcionamento corresponde às expectativas. “Moro com meus pais, mas minha irmã e meus sobrinhos também aproveitam para acessar a internet quando vêm aqui”, conta.

Cadastro e utilização

Os moradores que tiverem interesse em adquirir o serviço de internet gratuita deverão comparecer, com o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência, ao Clube de Mães, na Avenida Comendador Franco, 1034. Será feito um cadastro e orientação quanto aos equipamentos necessários para a recepção do sinal, que entrega, via rádio, 256 kilobytes por segundo (Kbps) em banda garantida por ponto utilizado.

Para mais informações sobre o programa, entre em contato pelo e-mail contato@vilatorresdigital.com.br.

Realização: