Vila Torres Digital

Vila das Torres que já foi Vila Pinto

Um pouco da história da Vila das Torres contada pela jornalista Adriane Lazaroto*

| Notícias - 18/04/2013 19:40

Ao escrever o livro “Como Ela É – A Vila das Torres contada por seus moradores”, em 2004, me deparei com um questionamento, aonde foi parar o nome Vila Pinto? Desde o início do milênio quando comecei a freqüentar a comunidade, o nome Vila das Torres já estava fixado, pelo menos para os moradores. Ainda era muito comum que as pessoas de fora do local chamassem de Vila Pinto.

Nas entrevistas para o livro, os moradores mais antigos davam diversas explicações, mas era comum falarem sobre uma família da região que tinha o sobrenome Pinto que acabou sendo usado para designar o lugar, era de hábito utilizar a expressão “Ali moram os Pintos”.

Na convivência com os moradores, descobri que a expressão mudou para Vila das Torres em função das diversas torres que percorrem a Avenida Comendador Franco usualmente chamada de Avenida das Torres. E ia um pouco além, na hora de um morador conseguir um emprego, o nome Vila das Torres ajudava mais do que Vila Pinto.

Passei também a chamar de Vila das Torres. Tantos lugares mudam de nome, por que aqui não? Portanto, para o bem da comunidade, digo Vila das Torres. E como boa vileira que sou…

 

*Adriane Lazaroto é jornalista com passagens em diversos veículos de comunicação de Curitiba. É voluntária do Clube de Mães União Vila das Torres desde o ano 2000 e autora do livro reportagem “Como Ela É – A Vila das Torres contada por seus Moradores”.

Realização: