Vila Torres Digital

Vila das Torres agora conta com internet gratuita para toda a comunidade

O Lançamento oficial do Vila Torres Digital aconteceu na última quarta-feira (6) com transmissão ao vivo pele Rádio Vila Torres.

| Notícias - 06/03/2013 12:16

Nesta quarta-feira (6) foi oficialmente lançado o programa Vila Torres Digital. A iniciativa, fruto da parceria entre Clube de Mães da União Vila das Torres, RCD – Sistemas de Comunicação e By Air Brasil, consiste na integração da Rede de Internet Gratuita (RIG) e do portal www.vilatorresdigital.com.br, que está no ar desde 2012 e faz a sintonização de todo o sistema. No evento de lançamento, realizado no Clube de Mães e transmitido ao vivo pela Rádio comunitária Vila Torres, compareceram convidados entre moradores, representantes do poder público e da iniciativa privada.

A presidente do Clube das Mães, Irenilda Arruda, conduziu o evento, e acredita que agora é hora de a comunidade aproveitar a oportunidade. Segundo ela, o projeto surge para contribuir com o desenvolvimento do local e precisa de novas parcerias com empresas e instituições interessadas em imprimir sua marca num trabalho desta natureza social.

A repercussão da iniciativa foi altamente positiva. Ilka Tripolone, coordenadora de projetos de extensão da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), faz questão de frisar os benefícios da proposta. “É o primeiro passo para proporcionar avanço tecnológico para os moradores. A Iniciativa vai levar a comunidade para o mundo e trazer o mundo para a comunidade.” Para a voluntária do Clube, Tereza Hatue de Rezende “é uma iniciativa muito boa.” E mais: “Eu conheço o pessoal daqui. É um pessoal guerreiro e batalhador que merece esse projeto e estar incluído no mundo digital.”

No dia do lançamento começaram a ser instalados receptores nas casas dos moradores cadastrados. Ao morador, cabe apenas a aquisição de um “kit”, que pode ser comprado no Clube das Mães, onde existem todas as informações e detalhamentos necessários para a utilização do sinal gratuito da internet. A primeira casa a receber o sinal foi a de Elza Vieira, que tem um filho de 11 anos. “A internet vai ajudar meu filho na escola, com os trabalhos e facilitar na realização de seu sonho de aprender inglês. A vida vai ficar muito mais fácil”, comenta a moradora.

Os moradores aproveitaram o lançamento para realizar o cadastro e serem os primeiros a receberem a instalação do kit de recepção do sinal da internet gratuita.

Várias pessoas já preencheram a ficha de cadastro para aquisição dos kits de recepção. A repositora Graziela Yamamuro é uma delas. Com 3 filhos em idade escolar, ela tem expectativas de garantir economia nas contas do lar. “Meus filhos fazem muitas pesquisas para a escola e como não tínhamos acesso à internet até a chegada desse projeto gastávamos dinheiro com as lan houses ou emprestávamos a internet de alguém. A internet gratuita vai ajudar muito. Esta semana já devo receber a instalação da antena na minha casa”, comemora.

Conhecendo o portal

José Marinho, diretor da RCD – Sistemas de Comunicação apresenta o portal de comunicação desenvolvido e mantido pela empresa. Com a cara da comunidade, é uma das ferramentas do programa Vila Torres Digital.

O Portal Vila Torres Digital é a entrada para quem recebe o sinal de internet gratuito na comunidade e privilegia quem vive na Vila. As pessoas são o centro dos temas do conteúdo, que vai da produção de notícias sobre o cotidiano da Vila até a criação de ferramentas que possibilitem aos moradores uma participação direta no desenvolvimento de sua região. Os habitantes têm acesso a diversos tipos de conteúdos e serviços, como a emissora de rádio web comunitária “Rádio Vila Torres”, calendário de eventos, programação e horários do Clube de Mães, pesquisas de opinião, classificados, resultados da loteria federal, horóscopo, depoimentos e documentários referentes ao bairro. “Esta integração entre a tecnologia, que é o acesso à internet, e a comunicação, eleva a qualidade e a organização do serviço, a fim de levarmos o que há de melhor para aqueles moradores”, comenta José Marinho, diretor da RCD – Sistemas de Comunicação.

Diretor da By Air Brasil, Dante Cioffi

Para o diretor da By Air Brasil, Dante Passos Cioffi, o projeto significa um avanço muito grande. Ele destaca que o único custo para o usuário é a aquisição de um “kit” para a recepção do sinal. Este kit pode ser obtido no Clube das Mães, onde o morador interessado é cadastrado e recebe todas as informações detalhadas.

Cadastro e utilização

Os moradores que tiverem interesse em adquirir o serviço de internet gratuita deverão comparecer, com o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência, ao Clube de Mães, na Avenida Comendador Franco, 1034. Será feito um cadastro e orientação quanto aos equipamentos necessários para a recepção do sinal, que entrega 256 kilobytes por segundo (Kbps) em banda garantida por ponto utilizado.

Para mais informações sobre o programa entre em contato pelo e-mail contato@vilatorresdigital.com.br.

Realização: