Vila Torres Digital

Uma família conectada ao mundo

Programa Vila Torres Digital começa a obter seus primeiros resultados positivos dentro da comunidade

| Notícias - 22/03/2013 12:10

Na casa de Josiane Rodrigues Lemos, de 30 anos, a “bagunça rola solta”. A moradora é mãe dos garotos Luan e Leonardo, de seis e três anos, respectivamente, que só param de brincar na hora de ver desenhos animados na frente do computador. Ela, o marido Anderson Luiz Gonçalves, de 35 anos, mais os dois meninos, integram uma das primeiras famílias atendidas pelo programa Vila Torres Digital, lançado dia 6 deste mês e que já possui, cadastradas, mais de 20 famílias – o que significa, na prática, uma média, neste período, de aproximadamente 100 pessoas com acesso gratuito ao sinal da internet.

“A qualidade é ótima e não tem perda de velocidade”, elogia Josiane, dizendo que já se acostumou a usar a internet diariamente, para acessar as mídias sociais e, também, para realizar serviços que facilitam a vida ao dispensar o deslocamento físico, como pagamento de contas e compras online.  Num primeiro momento, segundo ela, houve dúvidas sobre a qualidade do sinal, por causa da gratuidade, mas este receio foi embora logo nos primeiros dias. “Fiquei surpresa”, observa.

Assim como os demais usuários cadastrados no programa, o único custo que Josiane teve foi a aquisição de um “kit” para recepção do sinal. O sinal disponibilizado por meio do Vila Torres Digital é na velocidade de 256 kbps, que é a velocidade máxima permitida pela legislação para projetos desta natureza. O sistema utilizado é por ponto de recepção e, deste modo, não há perda ou divisão, chegando à casa do usuário exatamente nesta velocidade. Isto garante a qualidade do programa, muito elogiado pela moradora.

Aliás, o uso da internet reflete em outro importante ponto: mais tranquilidade para Josiane, que está grávida de seis meses. E com a família crescendo, é muito importante ter mais acesso ao mundo do conhecimento, que abre os horizontes para o futuro. Como diz a própria Josiane, além da diversão, o Vila Torres Digital também vai contribuir muito com a educação das crianças. Luan, que está cursando o 1º ano do ensino fundamental no Colégio Medianeira, agora vai continuar as aulas de informática da escola em casa. “Vou poder ajudá-lo nas lições de casa, a fazer pesquisas e ensiná-lo a digitar”, comenta a mãe.

“Esse programa viabiliza muito a inclusão social. Não é porque o cidadão mora na Vila que ele não pode ter acesso à internet. Todos os moradores que não possuem condições de pagar mensalmente um serviço, agora não ficarão mais excluídos”, destaca a moradora.

Uma importante ferramenta, a qual Josiane também fez elogios, é o site Vila Torres Digital (www.vilatorresdigital.com.br). Ela não imaginava que além do sinal de internet, o programa contaria com um portal de informações e notícias exclusivas sobre a Vila das Torres. Ficou muito surpresa de saber de sua existência. “É um site muito legal, bem amplo e organizado”, afirma,  acrescentando: “A comunicação é muito importante e vai ajudar a desenvolver a Vila e a conectá-la mais. É preciso agradecer a todos que trabalharam nessa iniciativa e torcer que ela se espalhe cada vez mais.”

O Programa Vila Torres Digital é uma iniciativa do Clube de Mães União da Vila das Torres, em parceria com RCD – Sistemas de Comunicação e com a By Air Brasil. O requisito principal para ingressar no programa é ser morador da Vila. Basta procurar o Clube das Mães, na Avenida Comendador Franco, 1034, levando documento de identidade, CPF e um comprovante de residência. Ali, o interessado receberá todas as informações para se cadastrar e começar a utilizar o serviço.

 

Por Edelson Werlish

Realização: