Vila Torres Digital

UEI Vila Torres é nova unidade a integrar programa Comunidade Escola

Desde o último sábado (26), a unidade mantem aberta as portas nos fins de semana com oferta gratuita de atividades

| Notícias - 29/10/2013 15:43

Até novembro, duas novas unidades da rede municipal de ensino estão sendo integradas ao programa Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba. A primeira foi a Unidade de Educação Integral (UEI) Vila Torres, no Prado Velho, que desde o último sábado (26) mantem aberta as portas nos fins de semana com oferta gratuita de atividades socioeducativas. No dia 9 do próximo mês, o lançamento será no Parolin, na Escola Municipal Nansyr Cecatto Cavichiollo. O programa é desenvolvido atualmente em 95 unidades de ensino.

“O Comunidade Escola, desde que foi implantado, tem apresentado importantes resultados, entre eles o sentimento de pertencimento das pessoas em relação aos espaços públicos. Tem promovido oportunidades e sido eficiente na revelação de talentos, tanto de estudantes, voluntários como pessoas da comunidade”, diz o prefeito Gustavo Fruet.

Ao deixar abertas as escolas para a população com a oferta de atividades nas áreas de esporte e lazer, cultura, educação, saúde, cursos de geração de renda e informática, o programa Comunidade Escola promove o desenvolvimento local, reforçando o espaço escolar como um centro de convivência e favorecendo seus participantes que aprendem, se divertem e promovem novas relações.

A programação é ampla e voltada ao público em geral, sem restrição de idade. Cada unidade integrada ao programa oferece atividades, que são planejadas considerando o perfil dos moradores da região.

Lançado em 2005, o programa contabilizou 10 milhões de participações. “São resultados expressivos e que demonstram a importância de garantirmos a presença das famílias na escola”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, reforçando o planejamento da Prefeitura de Curitiba na manutenção e ampliação do programa.

Estreia

A UEI Vila Torres foi a 96ª unidade a integrar o programa. A partir do último sábado, a unidade permanecerá aberta também aos sábados, das 9h às 17 horas.

Quem prestigiou o evento se divertiu assistindo apresentações de dança, participando de jogos intelectivos e do momento cultural, com a Bruxa Maizilda. Como parte do programa também serão realizadas oficinas de flor de tecido, fuxico, bijuteria e crochê, além de atividades de pintura, xadrez gigante, jogos, cama elástica e ações de combate à dengue.

“Com o programa Comunidade Escola, a UEI ganha mais visibilidade e deverá ser reconhecida como espaço de convivência das famílias da região, com garantia de oportunidades, conhecimentos e diversão para todos”, diz o coordenador do programa Comunidade Escola, Álvaro Nogueira Olendzki.

A UEI Vila Torres foi fundada em 1991, dentro da proposta do Projeto Piá Vila Torres, da extinta Secretaria Municipal da Criança. Atualmente denominada Unidade de Educação Integral Vila Torres, atende 224 crianças e adolescentes, moradoras da comunidade, em horário de contraturno escolar.

A oferta de ações tanto para adultos quanto crianças garantirá à população local o acesso a mais informação, cultura e lazer. Muitas das famílias com filhos atendidos na UEI são de catadores de papel ou trabalham nos barracões de reciclagem, na separação de resíduos.

Na unidade de contraturno, as crianças participam de práticas educativas de acompanhamento pedagógico, de meio ambiente, práticas artísticas. Também participam de práticas de ciências e tecnologias, além de prática de movimento.

Com informações da Prefeitura de Curitiba

Realização: