Vila Torres Digital

Trabalhando em prol da natureza

Conheça a oficina do Clube de Mães que ensina desenvolvimento sustentável

| Notícias - 02/07/2013 13:20

Dentre os vários minicursos e oficinas realizadas no Clube de Mães, uma que se destaca é a produção de artesanatos. Ela é especial porque, além de ensinar a confecção de objetos de decoração, também proporciona uma visão sustentável de como reutilizar o lixo e transformá-lo em arte, mostrando a importância da reciclagem.

Durante as últimas semanas, sempre aos sábados de manhã, os participantes da oficina vêm montando vasos a partir de caixas de leite, e utilizando diversos outros materiais para enfeitá-los. Para o acabamento e pintura, são usados restos de massa corrida e tintas velhas que acabariam indo para o lixo. Para o toque final, também são usados retalhos de tecido, que são encontrados aos montes no Clube devido ao projeto Sinergia. A turma que produz as peças também é muito especial: são em torno de 15 crianças e alguns idosos, como o Seu Feliciano, que participam sob a orientação de professores voluntários.

Uma dessas voluntárias é Maria Aparecida (Dona Cida), que já foi moradora da Vila, mas atualmente reside em outro bairro. Cida trabalha com material reciclável há muito tempo, e conhece as possibilidades de reutilizá-lo como ninguém.

Além de possuir uma pequena cooperativa de material dentro da comunidade, ela também participa de um curso técnico em meio ambiente. Nos seus tempos livres, resolveu continuar participando do Clube, ensinando os conhecimentos adquiridos e mostrando às crianças os benefícios sociais e ambientais que essa pequena ação pode trazer.

Cida gosta muito de participar das oficinas e incentivar as crianças para sempre terem respeito e cuidado com o meio ambiente. É um trabalho de conscientização, no qual a ideia principal não é apenas criar, mas principalmente despertar o lado sustentável dos alunos com material reciclável.

Realização: