Vila Torres Digital

Projeto Vila Torres Digital leva Wi-Fi gratuito para colégio público do bairro

Serão atendidos mais de 200 alunos e professores do Colégio Estadual Manoel Ribas

| Notícias - 25/03/2014 19:01

Foi lançado nesta terça-feira (25) o sinal gratuito de internet no Colégio Estadual Manoel Ribas, ação integrada ao projeto Vila Torres Digital. A novidade foi comemorada pelos professores e mais de 100 alunos presentes no turno da tarde, e que agora terão o acesso à web como benefício em prol da educação.

Sinal pode ser acessado por smartphones, notebooks e tablets. (Foto: divulgação)

Sinal pode ser acessado por
smartphones, notebooks e tablets.
(Foto: divulgação)

A iniciativa, coordenada pelo Clube de Mães da Vila Torres, em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD) e a empresa de tecnologia, By Air Brasil/MCM Telecom, tem o objetivo de tonar a escola 100% digital e criar um novo conceito de educação. “Nós estamos recebendo [o sinal] com muita satisfação e entendemos que é um privilégio do Colégio Estadual Manoel Ribas por ofertar educação em tempo integral e por permitir que os alunos tenham acesso às novas tecnologias”, explica o diretor do Colégio, Prof. Wilson Marcionilio.

Além disso, todo o processo de digitalização escolar vai de encontro aos objetivos sociais do programa Vila Torres Digital. Futuramente, por exemplo, os próprios alunos e professores poderão produzir informativos e outros tipos de materiais diretamente para o portal Vila Torres Digital (www.vilatorresdigital.com.br), que é um sistema de comunicação sintonizado com o sinal gratuito de internet, podendo escrever sobre sua própria história e seu dia-a-dia.

Para ter acesso, basta o aluno se cadastrar ao sistema utilizando seu código de matrícula, ou, se for professor, basta usar seu CPF. A liberação de uso é toda realizada pela secretaria do Colégio.

A importância das parcerias

Zulsi Maria Teixeira Rohr, coordenadora de Educação de Tempo Integral da Secretaria de Educação do Paraná, falou sobre a nova fase do Colégio. “A educação hoje em dia se faz com todos os recursos que a modernidade está nos oferecendo. Não tem cabimento você trabalhar um eixo de educação integral de tecnologia, mídias e comunicação se você não tiver acesso a esses recursos. Então eu acredito que é um grande avanço para escola, para os professores e para os alunos”, afirma.

De acordo com a coordenadora, a educação integral exige muito investimento. “Às vezes só a secretaria e os recursos que são planejados não dão conta das necessidades que a escola possui. Então, quando uma parceria vem oferecer recursos pedagógicos e humanos, elas são bem vindas. Essa iniciativa da escola e Vila Torres Digital é uma coisa que vai marcar a história.”

Pais e filhos conectados

A moradora da Vila Torres, Oneida da Silva, e mãe do Sander, que estuda na 6ª série do Manoel Ribas, falou sobre a inovação. “É uma oportunidade do meu filho e de todas as outras crianças para visualizarem o mundo de outra maneira e terem conhecimento da sociedade e da vida. É muito importante para autoestima delas e para virem mais motivadas ao Colégio. Eu sou bem otimista com esse projeto”, afirma a Oneida.

A mãe, que já possui a internet gratuita da Vila Torres Digital em sua residência, vê a escola como uma extensão de sua casa, e acredita que com o Wi-Fi no Colégio, o filho só tem a ganhar. “Meu filho escuta músicas, vê vídeos, faz seus trabalhos da escola e também joga na internet. Inclusive, foi tão importante esse programa na minha casa que ele disse para mim que queria ser programador de jogos. Ele pegou tão gosto pela coisa que isso virou um sonho dele. Ele só teve essa decisão por ter acesso à internet”, acrescenta.

Colégio Estadual Manoel Ribas

O Colégio Estadual Manoel Ribas foi fundado na década de 1980 e tinha como objetivo atender crianças e adolescentes oriundos da Vila Torres. Desde o ano de 2009, por meio de uma resolução da Secretaria de Estado da Educação passou a atender os alunos em tempo integral. Todos os alunos do sexto ao nono ano permanecem na escola das 8h às 17h horas, recebem quatro refeições diárias e têm 18 disciplinas. São 250 alunos no tempo integral e mais 200 alunos matriculados no ensino médio (manhã) e EJA noturno.

O Colégio já desenvolve com seus alunos, em maioria da 8ª série, um disciplina especial de mídias digitais, na qual os jovens têm acesso direto aos meios de produção de conteúdo para internet, além de aprenderem sobre funções jornalísticas, fotografia, rádio e tv.

A professora Ana Cláudia de Oliveira, responsável pela área, explica que é necessário “ensinar um caminho” para utilizar a web para se buscar conteúdo de qualidade e segurança, fugindo do padrão facebook e youtube. A educadora também está entusiasmada com a nova fase. “Acredito que isto possa ampliar o meu trabalho aqui na escola, por ter acesso mais facilmente, e, também, fora dela, onde os alunos podem integrar os pais com o trabalho que temos aqui”, afirma.

Vila Torres Digital

O Vila Torres Digital é um sistema de comunicação da comunidade da Vila das Torres, localizada entre os bairros Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças, na cidade de Curitiba. O principal veículo de comunicação desse sistema é o Portal Vila Torres Digital, que promove a inovação e o desenvolvimento social, aliados à inclusão digital e à responsabilidade social.

Esse projeto foi iniciado pelo Clube de Mães União Vila das Torres, uma Associação de Moradores legalmente constituída, e executado mediante parceria com a iniciativa privada – Rede Cidade Digital (RCD) e By Air Brasil. A primeira fase do Vila Torres Digital, que completa um ano, tem como objetivo principal, além da distribuição gratuita do sinal de internet, gerar e disseminar boas ações dos moradores, e, por consequência, transmitir uma imagem positiva da comunidade e de suas potencialidades para o mundo, mostrando o quê de melhor existe e acontece na região. “O projeto começa a ganhar mais corpo, a ser reforçado com a implantação desta segunda fase, porque entramos num processo de uso da tecnologia para o aprendizado e produção do conhecimento”, observa o diretor da RCD, José Marinho.

Realização: