Vila Torres Digital

Projeto de estudantes de Arquitetura da UFPR para Vila Torres recebeu menção honrosa da ONU

Um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná recebeu uma menção honrosa no concurso “Pensar la vivienda, vivir la ciudad”, promovido pela ONU Habitat

| Notícias - 25/08/2016 01:11

UFPR- VTUm grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu uma menção honrosa no concurso “Pensar la vivienda, vivir la ciudad”, promovido pela ONU Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). O resultado da premiação foi divulgado em junho, em Córdoba, Colômbia.

O objetivo do concurso é inserir na agenda das faculdades de Arquitetura e Urbanismo o tema da Habitação como instrumento de promoção da cidade e da cidadania.

Os alunos apresentaram um projeto autossustentável para a Vila Torres, em Curitiba. Pensando em uma cidade do futuro, os alunos fizeram a proposta de um espaço urbano onde convivam o morar, o produzir e o consumir, e em que a relação entre comunidade, cidade e meio ambiente ocorra de maneira equilibrada. A estratégia escolhida para enfrentar os problemas baseia-se na economia circular, que pressupõe a redução dos desperdícios e incorporação de reutilizáveis na cadeia econômica dos produtos, gerando renda e desenvolvimento local

O meio de alcançar esse desenvolvimento é a implantação da agricultura urbana, inserida no conceito de “Continuous Productive Urban Landscape” (CPUL), que aproxima campo e cidade e usa o desenho urbano para a criação de uma paisagem produtiva contínua, conectando espaços públicos e privados por meio da produção de alimentos.

O projeto se iniciou em uma disciplina, conduzida por três professoras (Cristina de Araújo Lima, Gislene Pereira dos Santos e Mariana Galacini Bonadio). Depois de concluída a disciplina, o projeto foi orientado pela professora Mariana Bonadio.

A equipe é composta pelos alunos da disciplina de Desenho Urbano II André da Soler, Gustavo Cândido de Jesus Paris, Julia Brasil Queiroz, Letícia Domingos Velozzo, Luca de Rossi Fischer, Lucas de Carvalho Turmena e Mônica Alessandra Guerios.

Fonte: Assessoria de Comunicção Social da UFPR

Realização: