Vila Torres Digital

O tempo e o trânsito

Um pouco da história da Vila das Torres contada pela jornalista Adriane Lazaroto

| Notícias - 03/04/2013 12:03

Faz 12 anos. Quase 13. De repente percebi que já faz um tempo e não vivo sem ela. Sim, sou vileira, cidadã honorária da Vila das Torres. Aqui é minha segunda casa. Não sei bem ao certo como esse sentimento surgiu, mas sei que peguei gosto pelo lugar.

Minha relação com a Vila das Torres começou no início do novo milênio. Eu era apenas uma estudante e a comunidade ainda florescia vizinha do centro da cidade. Andar dentro da Vila era uma disputa acirrada com os carrinhos de papel e a cachorrada. O tempo passou, e agora a concorrência é com os automóveis que transitam dentro do bairro.

Hoje a Vila conta com um viaduto e está em fase de término o segundo. Podem até ter sido planejados como corredor viário entre o aeroporto e o centro, porém enganam-se ao não prever a utilização pela frota dos moradores. Constantemente é possível verificar a briga de espaço de motos, carros, caminhões, bicicletas da comunidade. São meninos que passam apressados com suas “magrelas”, vans indo e vindo com crianças da Vila, caminhões carregados de papel, simples assim, como em qualquer outro lugar.

Essa disputa pelo metro quadrado é mais acirrada nas ruas Manoel Martins de Abreu, Josefina Zanier, Imaculada Conceição e Felipe Camarão. Às 6 da tarde a possibilidade de ficar parado na fila nestes lugares é muito grande. Toda essa transformação levou pouco mais de uma década, mas tenho certeza que não levará uma década a mais para que o tráfego seja ainda maior.

*Adriane Lazaroto é jornalista com passagens em diversos veículos de comunicação de Curitiba. É voluntária do Clube de Mães União Vila das Torres desde o ano 2000 e autora do livro reportagem “Como Ela É – A Vila das Torres contada por seus Moradores”.

 

Se você mora, trabalha ou frequenta a Vila das Torres e possui alguma experiência ou história sobre a comunidade que queira compartilhar no Portal, entre em contato com o Vila Torres Digital pelo e-mail contato@vilatorresdigital.com.br e venha também fazer parte da nossa equipe!

 

Realização: