Vila Torres Digital

Do Japão para a Vila Torres

Integrantes de Clube das Mães aprendem técnica milenar de confecção com vistas ao Paraná Business Collection

| Notícias - 25/10/2012 13:00

O Clube de Mães está participando, desde terça-feira, de uma oficina de confecção que utiliza a técnica japonesa do furoshiki. As costureiras do Clube estão produzindo cem bolsas que serão distribuídas a convidados do Paraná Business Collection (PBC). A oficina vai até amanhã.

De acordo com a coordenadora do PBC, Nereide Michel, a ideia de capacitar as mulheres veio da consciência de que o mundo de glamour da moda exige e depende de muito trabalho. “Queremos valorizar a atividade dessas mulheres, revelar talentos e propiciar uma fonte de renda apresentando um trabalho sofisticado”, diz. A 7.ª edição do PBC, considerado o maior evento de moda do Paraná, será realizada de 6 a 10 de novembro.

Além de aprender uma nova técnica de confecção, as participantes estão sendo remuneradas pelo trabalho. A oficina é ministrada pela empresária Tereza Hatue de Rezende, que destaca a versatilidade do furoshiki. A partir de um quadrado de pano trabalhado com nós, é possível confeccionar embalagens para os mais diversos objetos, até onde a imaginação permitir. “As participantes da oficina vêm se mostrando muito criativas, já fizeram por conta própria uma bolsa para carregar bebês”, diz.

Tereza afirma que a técnica, com 1,5 mil anos de tradição, permite a sustentabilidade econômica e ecológica, por fazer com que sacolas plásticas tornem-se prescindíveis. A empresária também ressalta o caráter de reutilização do furoshiki. “Quando os nós são desfeitos, o pano pode virar uma bela echarpe.”

Fonte: Gazeta do Povo

Realização: