Vila Torres Digital

Curso ensina idosos da Vila Torres a usar internet

Aulas serão divididas em três módulos: Conhecendo o Computador, Internet e Redes Sociais

| Notícias - 04/07/2014 15:16

Termina nesta sexta-feira (4) o prazo de inscrições para o curso gratuito de Acesso à Internet e Redes Sociais do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, que será realizado entre segunda (7) e quinta-feira (10) da próxima semana, no Colégio Estadual Manoel Ribas, na Vila Torres. Este curso, apoiado pelo projeto Vila Torres Digital, é oferecido pelo Governo do Estado do Paraná, através da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e tem como objetivo a inclusão de idosos no meio virtual.

Segundo Antonio Carlos Renaud Schimaleski, coordenador do Inclusão Social da Pessoa Idosa da Celepar, o grupo da terceira idade é a parcela mais representativa da sociedade. “A evolução tecnológica é uma construção contínua e cumulativa. Os recursos hoje disponíveis para o trabalho, estudo e lazer devem ser desfrutados por todos, independentemente de idade e condição social. São cursos de curta duração voltados a sua familiarização com os recursos da tecnologia da informação e comunicação – TIC -, com conteúdos específicos baseados no acesso à internet e redes sociais”, explicou ele.

São 40 vagas ofertadas no total, distribuídas em dois turnos: manhã, das 8h30 às 11h30, e tarde, das 14h às 17h. O curso será dividido em três módulos: Conhecendo o Computador, Internet e Redes Sociais e as aulas serão ministradas no laboratório de informática do colégio, que fica na Rua Guabirotuba, 600. Os diplomas de conclusão do curso serão entregues na sexta-feira, dia 11.

O Colégio Manoel Ribas integra o projeto Vila Torres Digital, onde o sinal de internet é distribuído gratuitamente. Além disso, o VTD atende, atualmente, mais de 100 casas da localidade, levando o sinal de internet, via rádio, e contribuindo para a inclusão social dos moradores. “O curso é um grande integrador no que diz respeito ao uso de redes sociais e até no próprio acesso a internet por pessoas idosas”, comenta José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), integrante do projeto Vila Torres Digital.

Vila Torres Digital

O Vila Torres Digital é um sistema de comunicação da comunidade da Vila das Torres, tendo como principal veículo de comunicação o Portal Vila Torres Digital, que promove a inovação e o desenvolvimento social, aliados à inclusão digital e à responsabilidade social. O projeto é uma iniciativa realizada em conjunto pelo Clube de Mães União Vila das Torres, By Air Brasil/MCM Telecom e RCD/Zum Comunicação.

Realização: