Vila Torres Digital

Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais chega ao fim na Vila Torres

A iniciativa integra o Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, promovido pelo Governo do Estado do Paraná

| Notícias - 15/07/2014 14:06

Com um sentimento de carinho e satisfação, idosos da Vila Torres encerraram na última sexta-feira, 11, o curso de Acesso à Internet e Redes Sociais. A iniciativa integra o Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa, promovido pelo Governo do Estado, através da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), e foi realizado na semana passada, no Colégio Estadual Manoel Ribas, no bairro Prado Velho, em Curitiba. “Pela primeira vez na vida mexi em computador e perdi o medo. O curso foi ótimo e espero continuar aprendendo e incentivar outras pessoas, principalmente a minha esposa, Isabel, que aprenda a mexer com o computador também”, conta o aposentado Orlando Alves Ribeiro, de 66 anos.

IMG_9281

Idosos durante o curso na Vila Torres. (Foto: Celepar)

O curso, que tem como objetivo a inclusão de idosos no meio virtual, contou com o apoio do Vila Torres Digital – projeto que leva internet de graça para cerca de 800 pessoas na região. Desde o lançamento do programa, no final do ano passado, mais de 600 idosos foram capacitados pela Celepar, em Curitiba e em sete cidades do interior do Paraná. “Nunca tinha tido experiência com o computador, esta foi a primeira vez. Perdi o medo de mexer nesta máquina, já é um começo. Vou continuar outras capacitações, sou muito curioso. O curso foi muito bom”, disse José Alves de Oliveira, 65 anos, metalúrgico aposentado.

Durante todo o treinamento os idosos tiveram aulas de noções básicas do uso do computador, internet e redes sociais. “É possível encontrar na internet informações sobre as mais diferentes áreas de interesse”, diz Antônio Carlos Renault Schimaleski, coordenador do Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa da Celepar. “Imagine uma pessoa que goste de jardinagem ou artesanato, por exemplo. Há muito conteúdo relacionado a esses temas na internet”, afirma.

Para Luiz Carlos de Lima, um dos professores do curso na Vila Torres, “é gratificante ver as pessoas que chegam a um curso sem saber ligar uma máquina, e ao final ter uma visão do que é a internet, enviar e-mail, bem como localizar pessoas no facebook.”

O Colégio Manoel Ribas, local que abrigou as aulas, integra o projeto Vila Torres Digital, onde o sinal de internet é distribuído gratuitamente.” O VTD vem contribuindo para a inclusão social dos moradores. Parcerias como essa com a Celepar são sempre importantes para levarmos conhecimento à população da região. Em breve, teremos um curso de francês”, adianta José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), integrante do projeto Vila Torres Digital.

Com informações da Celepar

Realização: