Vila Torres Digital

Comunidade Escola Vila Torres

Programa leva integração social para moradores da Vila através de diversos cursos.

| Notícias - 13/05/2014 15:10

Com a visão de transformar as escolas municipais em locais para integração social dos moradores, o Comunidade Escola Vila Torres vem, desde 2013, oferecendo acesso gratuito a atividades socioeducativas que são desenvolvidas tanto nas salas de aula, como na biblioteca da UEI Vila Torres, no Prado Velho. Além de oferecer os cursos para geração de renda, atividades esportivas, culturais, de lazer e saúde.

“O Programa é da Prefeitura e atua em parceria com diversos setores organizados da sociedade. Somos parceiros da FAE, TecPuc, Licenciar da UFPR, FAZ através do Programa Família Curitibana, SESI, além, dos servidores municipais, parceiros locais e voluntários”, é o que nos conta Cristiane Fonseca, professora da rede municipal de Curitiba e coordenadora do Comunidade Escola Vila Torres.

Confira abaixo a entrevista realizada com a Professora Cristiane sobre aspectos do projeto Comunidade Escola Vila Torres.

O que é o Comunidade Escola Vila Torres?

Aula de Karatê, um dos cursos oferecidos. (Foto: Comunidade Escola Vila Torres)

Aula de Karatê, um dos cursos oferecidos. (Foto: Comunidade Escola Vila Torres)

O Comunidade Escola é o programa da Prefeitura de Curitiba que mantém as escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba abertas para a comunidade nos finais de semana. Em algumas unidades aos sábados, em outras, sábado e domingo, das 11 às 17h.

O Comunidade Escola Vila Torres foi inaugurado em 26 de outubro de 2013, sendo o espaço escolar local aberto de conhecimento e promotor da vida da comunidade. Moradores de todas as idades tem acesso gratuito a atividades socioeducativas desenvolvidas nas salas de aula, quadras esportivas, auditórios e bibliotecas. Além de oferecer os cursos para geração de renda, atividades esportivas, culturais, de lazer e saúde. A programação é planejada por um grupo formado com representantes da comunidade, da escola e da prefeitura, garantindo assim os interesses da comunidade. A organização do programa reforça o processo de gestão democrática da escola, estabelecido nas Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba.

As oficinas são realizadas por voluntários, instrutores, servidores municipais e estagiários de graduação.  A visão do Comunidade Escola é transformar as escolas municipais em centro irradiador da vida da comunidade. Para tanto ele foi estruturado em cinco eixos de atuação: Cultura; Educação e Cidadania; Esporte e Lazer; Geração de Renda e Saúde.

Como e de onde surgiu a ideia de montar o projeto na Vila Torres?

O programa é uma iniciativa que busca contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento sociocultural e político dos cidadãos, com o acesso as diversas áreas do conhecimento. A escolha da Vila Torres para implantar mais uma unidade do programa foi baseada no levantamento da demanda social da comunidade.  Buscamos oferecer ações para combater à violência, possibilitar o acesso às manifestações culturais tradicionais, incentivar a cidadania – a participação ativa e consciente da comunidade, desenvolver atividades físicas e esportivas cooperativas e inclusivas.

O Comunidade Escola é bem ativo na Vila. Como funciona a integração do projeto com o público?

A programação é organizada por um grupo com representantes de diversos setores da comunidade, da escola e da prefeitura, garantindo assim os interesses da comunidade. Somos uma unidade com pouco tempo de funcionamento, mas conquistamos significativos parceiros e voluntários. A programação é diversificada, de acordo com a procura e a disponibilidade dos voluntários, mas temos uma programação fixa, que acontece todos os sábados, como: Curso Básico de Inglês; Curso de Teatro; Karatê; Momento Cultural e atividades recreativas e de lazer.

Em breve vamos iniciar o Curso de Francês, resultado da parceria com o programa Licenciar da UFPR. Já realizamos dois encontros em parceria com a FAS, através do Programa Família Curitibana, estabelecemos uma parceira com a FAE, onde contamos com a colaboração dos acadêmicos, que realizam diversas atividade e oficinas como, culinária (ovos de páscoa), confecção de pipas, decoração de lápis, gincana, sessão de cinema, entre outras. Trabalhamos para ampliar nossos parceiros e oferecer uma programação diversificada e com qualidade. Quando chegamos à unidade escolar já encontramos crianças nos esperando na porta. Eles reconhecem que o programa é para eles.

Qual o seu papel dentro do Comunidade Escola Vila Torres?

Sou professora da Rede Municipal de Curitiba e atuo como professora coordenadora no Comunidade Escola Vila Torres,  junto com outros profissionais da rede. Professora Suellen, coordenadora, professor Fabricio, agente de recreação, professoras Hassimad e Adriana, agentes de cultura. É importante ressaltar que somos a única escola no Núcleo Matriz que está integrada ao Programa Comunidade Escola. Temos apoio e uma atenção especial do nosso Núcleo de Educação e da coordenadora de área Valéria. O Comunidade Escola está inserido na Vila Torres por uma solicitação da comunidade, como ambiente saudável que valoriza relações sociais favoráveis à saúde e ao desenvolvimento humano.

O Comunidade Escola Vila Torres funciona todos os sábados, das 11 às 17 h, na UEI Vila Torres, situada na Rua Aquelino Orestes Baglioli, 120 A, Prado Velho.

Realização: