Vila Torres Digital

Centros de Educação Infantil têm atendimento especial em janeiro

O serviço é uma alternativa para as famílias que não podem tirar férias neste primeiro mês do ano e não contam com alternativas para o cuidado das crianças

| Notícias - 07/01/2016 11:22

Reencontrar colegas, fazer novos amigos e se divertir em atividades recreativas que exploram a natureza, as relações e a arte. Serão assim os próximos dias para 788 crianças de 0 a 5 anos que estão participando da programação especial de férias oferecida em nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Iniciadas na terça-feira (5) as atividades acontecerão até 29 e janeiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas.

O atendimento é exclusivo para crianças já matriculadas na rede municipal de ensino e que se inscreveram em novembro para o atendimento especial de férias. Esse serviço é uma alternativa para as famílias que não podem tirar férias neste primeiro mês do ano e não contam com alternativas para o cuidado das crianças. “Para estes acasos é que organizamos uma programação com brincadeiras diferenciadas das que acontecem ao longo do calendário escolar para garantir que às crianças momentos divertidos com segurança e cuidados”, explica a pedagoga da equipe de Gestão do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Joelma de Souza Arbigaus.

A programação inclui gincanas, brincadeiras com tinta, passeios, teatros, contação de histórias, dança, piquenique e muita recreação. Até mesmo brincadeiras com água estão previstas para os dias de muito calor. As crianças também recebem cinco refeições ao longo do dia.

 

Atendimento especial em Janeiro no CMEI Vila Torres. - Na imagem, Andrei. Curitiba, 06/01/2016 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Atendimento especial em Janeiro no CMEI Vila Torres. Na imagem, Andrei. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Clara Sofia da Luz, de 4 anos, aprovou os dois primeiros dias da programação no CMEI Vila Torres, no Rebouças. “Eu gosto do parque, de pintar e ouvir histórias então é tudo legal”, disse a menina. Conhecer novas crianças é o que mais tem agradado o pequeno Andrey Lopes Amaral, de 4 anos. “Tem amiguinhos novos para brincar e isso é bom”, contou o garoto que caprichou na pintura com tinta guache para oferecer o desenho aos amigos.

Joelma alerta sobre a importância de as famílias se organizarem para nos meses seguintes terem um momento de férias. “A criança precisa do descanso e do convívio familiar”. Mas há casos em que manter a rotina diária mesmo nas férias é o mais adequado à criança. Como Beatriz de Matos Felício, de 4 anos, que é autista e precisa conservar o vínculo com a equipe e com os colegas do CMEI. “É ótimo contarmos com esta opção nas férias, pois formos orientados pela equipe que acompanha a saúde e o desenvolvimento da Beatriz que tirá-las das atividades e da rotina seria prejudicial. Aqui ela fica bem e feliz”, disse o autônomo Jean Alex Felício, pai da Beatriz.

O número de CMEIs em funcionamento nas férias foi definido a partir da demanda manifestada pelos pais. As nove unidades estão em locais estratégicos e regiões com alto índice de vulnerabilidade social, uma em cada regional da cidade. O cuidado e a orientação nas atividades estão sendo feita pelas professoras de educação infantil que capricharam no planejamento da programação.

No CMEI Vila Torres, a coordenadora da programação de férias, a professora de educação infantil Marly Vidal Vieira garante que não faltará diversão. “A equipe foi muito criativa e elaborou atividades atrativas que exploram todos os ambientes da unidade, integrando as crianças ao meio ambiente, explorando atividades artísticas, de movimento e muito mais”, diz Marly. Entre as brincadeiras estão a de caça ao tesouro, cineminha, pinturas e contação de histórias e atividades na água.

Nesta terça-feira, o prefeito Gustavo Fruet visitou o CMEI Moradias Iguaçu, no Cajuru, outra unidade que oferece atividades neste período. Também estão funcionando em janeiros os CMEIs Arnaldo Carnascialli (Bairro Novo), Elias José (Boqueirão), Angela Dellatre (Boa Vista), Conjunto Itatiaia (CIC), Vila Torres (Matriz), Parque Industrial (Pinheirinho), Vila Lindoia (Portão) e Nelson Buffara (Santa Felicidade).

(Via Prefeitura de Curitiba)

Realização: