Vila Torres Digital

Começou o período de campanha eleitoral

Segundo dados do TRE-PR, em Curitiba são 1.097 candidatos a vereador e nove candidatos a prefeito nas eleições municipais 2016

| Notícias - 18/08/2016 01:38

Teve início no último dia 16 o período de campanha eleitoral para as Eleições Municipais 2016. Em Curitiba são 1.097 candidatos a vereador e nove candidatos a prefeito.

Com as novas regras das campanhas, agora mais restritivas, santinhos, folhetos, volantes e outros materiais impressos devem ganhar mais peso na propaganda eleitoral, mas esperamos que isso não represente mais sujeira para nossa cidade.

A propaganda nas ruas teve início na terça-feira, dia 16 de agosto, e prossegue até primeiro de outubro. Em locais que não atrapalhe o trânsito podem ser fixadas bandeiras e colocadas mesas para distribuição de folhetos, santinhos e volantes impressos entre às 6 horas e `as 22 horas. A propaganda em propriedades particulares podem ser fixadas somente por meio de autorização voluntária, não paga.

Os candidatos podem enviar de material pelos Correios, colocar adesivos em automóveis, fazer propaganda em jornais e revistas, sendo que os veículos podem repetir o anúncio em seu meio na web, porém não é permitida a propaganda paga na internet.

A eleição será no dia 2 de outubro.

Encerrado o prazo de registro das candidaturas no ultimo dia 15 de agosto, o juiz da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, João Luiz Manassés de Albuquerque Filho, apresentou um balanço dos registros de candidatos solicitados.

Conforme os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Curitiba registrou um número recorde de candidatos em relação às eleições de 2012. O crescimento foi de 53% quando confrontados os números de 2016 com os de 2012. Naquele ano foram 718 candidatos, sendo 704 a vereador, 07 a prefeito e 07 a vice-prefeito.

Neste ano de 2016, 1.115 candidatos requereram registro junto ao TRE-PR: 1.097 a vereador, 09 a prefeito e 09 a vice-prefeito. Todos os partidos/coligações respeitaram a cota de gênero: dos 1.097 candidatos a vereador, 783 são homens e 332 são mulheres, respectivamente, 70% e 30% do total. Confira abaixo a relação dos candidatos registrados para a disputa pela Prefeitura de Curitiba:

Ademar Pereira (PROS)

Afonso Rangel (PRP)

Gustavo Fruet (PDT)

Maria Victoria (PP)

Ney Leprevost (PSD)

Rafael Greca (PMN)

Requião Filho (PMDB)

Tadeu Veneri (PT)

Xênia Mello (PSOL)

Realização: