Vila Torres Digital

Tecnologia auxilia municípios da RMC e Litoral no combate ao covid-19

Webinar promovido pela RCD discutiu importância da tecnologia neste período de pandemia

| Notícias - 26/05/2020 22:46


Webinar discutiu importância da tecnologia neste período de pandemia

Webinar RMC

Em tempos de pandemia e necessidade de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus (covid-19), a tecnologia tem sido uma importante aliada nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Nesta terça-feira (26), prefeitos e gestores de Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Tijucas do Sul e São José dos Pinhais participaram de um Webinar, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), para compartilhar as inovações em andamento. “É uma forma de levarmos conhecimentos e ideias aos gestores públicos também pelo meio virtual”, comentou a gerente da RCD, Sharlene Sarti. 

O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação de Municípios da RMC (Assomec), Marcio Wozniack, ressaltou que a tecnologia, em especial neste momento, aproximou poder público e cidadão, levando informação rápida e precisa. “Começamos a fazer lives quase toda tarde, com a presença de médicos, da defesa civil, passando informações em tempo real, um bate-papo direto. Isso trouxe uma confiança muito forte com a população”, disse.

“A parte mais importante neste período é fazer com que a informação chegue, então temos usado a tecnologia para levar informação em tempo real para as pessoas, até para acalmá-las e tenham conhecimento de tudo que está acontecendo e o que o município está fazendo. Aumentou muito o acompanhamento nas páginas da Prefeitura”, completou o prefeito de Tijucas do Sul e presidente da Associação de Municípios do Suleste do Paraná (Amsulep), Antonio Cesar Matucheski. 

Em Guaratuba, um dos pontos turísticos do litoral paranaense, o prefeito Roberto Justus destacou a preocupação com o fluxo de pessoas que estão descendo a serra para “fugir” da quarentena. Ele cita o uso de drone e câmeras de segurança para monitorar a movimentação na cidade. “Tem dado muito resultado. Além das barreiras sanitárias, nós temos câmeras OCRs nas entradas da cidade que monitoram o fluxo de carros que entram e saem. Conseguimos medir também se há condições, por exemplo, de abertura de marinas, praias e calçadão pelo número de pessoas que estão ficando na cidade. Esse monitoramento ajuda muito no controle”, analisa o prefeito de Guaratuba. 

São José dos Pinhais é outro destaque quando o assunto é cidade inteligente. De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Walace Marcelo Fagundes, a primeira medida tomada foi a liberação dos sistemas para que os servidores afastados pudessem trabalhar de casa.  “A TI acaba fazendo um apoio que não é visto, mas disponibiliza computadores, infraestrutura de rede e treinamentos para novos médicos contratados ou até para os funcionários que vêm de outras secretarias para tentar cobrir essa demanda da Saúde”, lembrou. 

Entre as inovações o diretor de TI cita o portal da transparência exclusivo para divulgação das ações relacionadas ao covid. “Nesse portal são divulgados protocolos de saúde para os servidores, a relação de compras e contratos é publicada de forma online. Houve uma demanda também da Defesa Civil do município para poder ter um controle mais efetivo das doações de serviço e mercadoria”, conta, acrescentando ainda a criação de um painel do covid com informações georreferenciadas sobre os casos na cidade. 

Fonte: Rede Cidade Digital

Realização: