Vila Torres Digital

Rádio Vila Torres é sucesso em audiência e responsabilidade social

A rádio comunitária já conta com mais de 2 mil acessos semanais e ainda tem muito para crescer

| Notícias - 13/06/2012 13:32

Completando três meses de existência, a Rádio Vila Torres já é um sucesso e orgulho para a comunidade. Tudo começou com a ideia dos principais radialistas, Juliano Arruda e Timóteo Campos. Juliano conta que no passado, os dois já participavam de outra rádio comunitária, e então, durante um almoço, começaram a discutir as possibilidades de montar uma web rádio para a Vila Torres.

Não deu outra. No dia 21 de março foi fundada a Web Rádio Comunitária Vila Torres, uma rádio que foca tanto no entretenimento musical, quanto no desenvolvimento social da Vila. Começou simples, com apenas um programa feito pelos dois radialistas e grades musicais, mas atualmente já possui novos participantes e mais de 10 programas semanais.

Os números impressionam: 2 mil ouvintes por semana, são os dados atuais da rádio, que cresceu ainda mais com o lançamento de seu site oficial (www.radiovilatorres.com). Com apenas 22 dias de existência, o site já contabiliza mais de 8 mil acessos.

A rádio é mais um dos projetos que se compromete a ajudar com o crescimento da Vila. Juliano explica que por meio dela, é possível fazer pedidos de melhoria para o bairro, divulgar eventos, festas, promover os trabalhos dos artistas da própria comunidade e fazer pedidos de doações para os necessitados.

Um dos exemplos que o radialista dá é o caso de um morador que necessitava de uma cadeira de rodas para a sua locomoção, e não tinha condições financeiras de comprar uma. Depois de um anúncio feito na rádio, pedindo a doação da cadeira, em poucos minutos já tinham um doador. “É uma rádio com portas abertas para a comunidade, para dar chances a todos.” responde Juliano.

A rádio está sediada no Clube de Mães, em uma sala bem simples e pequena. O próximo projeto a se realizar é justamente ampliar e organizar melhor o ambiente físico, trazendo mais equipamentos e criar um estúdio profissional, com isolamento sonoro. Um trabalho de marketing também já está sendo praticado, reforçando a marca da Rádio Vila Torres por meio do site e de banners, mostrando o quanto esse projeto tem potencial para crescer.

O Voz da Comunidade

Desde o começo da rádio, o programa “Voz da Comunidade” é a ligação direta com o cotidiano da Vila. Apresentado diariamente por Juliano e Timóteo, das 20h às 21h, a atração aborda diversos assuntos referentes ao bairro e propõem discussões sobre os problemas enfrentados por seus moradores. Timóteo, um dos idealizadores do projeto, explica que a função do programa é trazer para a rádio a população da Vila e de outras regiões, e assim poder debater juntos sobre problemas específicos e buscar soluções.

Timóteo diz que o programa ainda tem poucos ouvintes, mas tem confiança de que cada vez mais pessoas comecem a escutá-lo e também participar ao vivo. A confiança desse aumento vem da proposta de implantação de sinal de internet gratuita, que virá futuramente para a Vila Torres.

Realização: