Vila Torres Digital

Hora de alegria

Este ano Curitiba ganha destaque no Carnaval . A cidade é o tema central do Carnaval 2017 da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde de São Paulo

| Notícias - 23/02/2017 09:37

Este ano Curitiba ganha destaque no Carnaval . A cidade é o tema central do Carnaval 2017 da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, de São Paulo. Por aqui teremos os tradicionais bailes e desfile das escolas de samba, apesar do cancelamento do pré-carnaval, que vinha ganhando força nos últimos anos.

Diferente de outras cidades onde o Carnaval movimenta o comércio, as relações sociais, Curitiba não vive o clima de folia pré-Carnaval. Mas a história nos lembra que os bailes em clubes sociais são uma antiga tradição e o desfile pela rua XV de Novembro marcava o Carnaval de outrora. E foi na região da Vila Tassi, no Capanema, que o samba ganhou força e surgiu a primeira escola de samba de Curitiba, a Colorado, criada por ferroviários em 1945. Conforme o estudo “Colorado”, de João Carlos de Freitas, “a Vila Tassi era a região mais pobre de Curitiba. A escola foi fundada por uma comunidade de negros que ocupavam cargos na antiga Rede Ferroviária Federal. Procuravam manter a cultura e tradição de seus ancestrais, com diferencial no ritmo e batida acelerada, se tornando a primeira Escola de Samba no Brasil a ter um estilo inovador na época (…)”. Foi neste ambiente que surgiram os sambistas Maé da Cuíca, Mestre Divino, entre outros nomes que se destacaram.

Tema em São Paulo

O enredo da Nenê de Vila Matilde – “Coré Etuba. A ópera de todos os povos, terra de todas as gentes, Curitiba de todos os sonhos” – resgata a origem indígena de Curitiba, a presença dos negros, da Coroa Portuguesa, dos tropeiros, dos colonizadores orientais e europeus, entre outras características da cidade. As fantasias, o samba enredo da escola e a preparação para o Carnaval 2017 podem ser conferidos no site da escola de samba (clique aqui) .

Quem tem disposição poderá conferir na televisão o desfile sobre Curitiba na madrugada de sábado para domingo. A escola está prevista para entrar no sambódromo paulista às 4h da madrugada de domingo com transmissão ao vivo. Personalidades curitibanas como Kéfera Buchmann e a senhora Flora Madalosso são algumas das curitibanas que estarão na avenida.

Desfile

Neste ano o desfile das Escolas de Samba de Curitiba acontece no sábado (25), na Avenida Marechal Deodoro. A festa está prevista para começar às 15 horas, com o Baile Infantil Curitibinha com a animação da banda Lefigarroo. Após as 17 horas, tem início os preparativos para o desfile de blocos e escolas de samba.

O Bloco Afoxé, que reúne integrantes dos Terreiros de Umbanda e Candomblé, fará a abertura do desfile com a purificação da avenida para pedir aos Orixás muita saúde em 2017. O último Bloco é o Rancho das Flores, que neste ano traz o tema “O Amor não tem Idade”.

As Escolas de Samba entram na avenida depois das 20h. Pelo Grupo Especial desfilam Embaixadores da Alegria, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul. Pelo grupo de acesso as escolas Unidos de Pinhais, Império Real de Colombo e Os Internautas.

A Mocidade Azul foi a campeã em 2016 com o tema “Sou bobo mas sou feliz”.

Bailes populares

Nos dias 27 e 28, das 15h as 19h haverá Baile Popular no Portal do Futuro Bairro Novo. Shoppings centers e clubes também terão matinês e bailes adultos.

Aproveite este momento para celebrar a alegria.

Gica Rossi


Desfile em Curitiba do Carnaval 2016. Foto de Alice Rodrigues – FCC

Realização: