Vila Torres Digital

Futebol de resultado na Vila Torres

Esporte Clube Os Morenos foi Bi-Campeão na Copa Curitiba. Você conhece o time da Vila ?

| Notícias - 02/08/2017 23:06

Por Gica Rossi

Samba, futebol e amizade. Foi a partir deste tripé que surgiu o Esporte Clube Os Morenos,  que sagrou-se bi-campeão da Copa Curitiba- Série A no último mês de junho. Já são 24 anos que o time da Vila Torres toca a bola, e  desde 2010 participa dos campeonatos suburbanos que acontecem em Curitiba, com exceção da Copa promovida pela Federação Paranaense de Futebol.  O bi-campeonato na Copa Curitiba foi o último título da equipe que tem na amizade um forte laço de união e teve a conquista bastante comemorada na Vila, com direito a desfile em trio elétrico.

Mesmo quem já não mora no bairro joga com os amigos de infância nos torneios. “A gente jogava bola pra fazer  samba ou vice-versa e foi tendo amizade cada vez mais forte entre nós. Ficamos uns dois anos sem fazer nada e em 2010 resolvemos disputar campeonato. O Juliano Rosa deu o nome do time. É uma história de amizade. Quando a gente não tem jogo sente falta”, conta Sidney Gonzaga da Silva, o Panelão, atualmente presidente da equipe formada por amigos da Vila Torres.

O Esporte Clube Os Morenos não é a única equipe de futebol de campo da Vila. Tem também o União Vila Torres, o Colorado e o Barcetoma, entre outros. Os jogadores se revezam, ora jogam em um time, ora em outro. Apesar de todos participarem de campeonatos amadores, difícil as equipes da Vila Torres se encontrarem em campo. “Temos um acordo de não participar dos mesmos campeonatos que a União Vila Torres para não ter que jogar contra. Com os outros times não temos este acordo, mas também é difícil a gente se encontrar. Talvez tenha um jogo contra o Barcetoma ou Colorado no Rolando a Bola”, comenta Panelão, sobre o campeonato amador  que o time está disputando atualmente e do qual já é bi-campeão.

Bairro

O campo de futebol do bairro, na praça Mário Vendramel, é onde tudo começa. Área de recreação, é no local que as crianças começam a jogar bola e surgem as amizades. Os Morenos tem na equipe desde pessoas nascidas em 1984, 1888,1889 até nascidos nos anos 2000. O campo na praça seria o espaço para os treinos do time, mas devido a correria do dia a  dia a equipe não tem treino regular, se reúnem pra jogar e os treinos acabam sendo durante os jogos. “Acaba que não temos treino. Mas nos conhecemos há muito tempo, jogamos juntos, então fica certo”, explica o presidente. “Além da amizade, a conquista de vitórias são o que impulsionam a continuar com o time”, conta Sidney.

O clima de amizade é expresso na  página do Facebook do grupo onde está escrito “Mais que um time, um grupo de amigos unidos. A amizade é tudo”. E o amor pelo samba está na logo do time que traz um pandeiro.

Manutenção

A trajetória de torneios da equipe teve início com a disputa de campeonatos internos no bairro. A partir de 2010 começaram a entrar em campeonatos fora da Vila Torres. Em 11 finais que chegaram ganharam sete. O time é de campeonato de campo oficial, com 11 jogadores e sempre tem os torcedores da Vila, além de filhos, esposas e familiares dos atletas que acompanham os jogos.

“Temos o time hoje por parceria. A gente se une, consegue alguns parceiros, patrocínios e apoios para manutenção da equipe”, explica o presidente Sidney, nascido e criado na Vila Torres.

A manutenção dos uniformes e o material para emergência são de responsabilidade do Rogério Pereira, um roupeiro e assistente da equipe.

Troféus

O último bi-campeonato na Copa Curitiba – Série A foi comemorado com o desfile em trio elétrico pelo bairro com a taça na mão. Ela acabou sofrendo avarias, mas um dos membros da equipe conseguiu consertar. Segundo conta Panelão, Os Morenos é o time da Vila Torres com mais troféus. Porém a torcida é para que o União Vila Torres consiga se profissionalizar e participar da Copa Suburbana promovida pela Federação Paranaense de Futebol, o que representaria uma profissionalização da equipe. “Nós valorizamos mais o jogador amador do que o profissional, pois tem essa amizade paralela, a gente gosta de estar junto, se encontrar. E pra profissionalizar tem que ter um investimento maior”, declara Panelão.

Entre os títulos conquistados pelo Esporte Clube Os Morenos estão o Peladão 2011, campeão Tribuna do Paraná 2011; Série Tribuna 2012, vice-campeão na Copa Paraná 2012 e campeão na Copa Paraná 2013; vice-campeão no Peladeiro 2010; vice-campeão na Copa Integração Juniores 2012; vice-campeão Copa Cajuru 35 anos, em 2015, entre os principais.

Internet

A internet é um dos meios de manter viva a história da equipe. Atualmente é na página da rede social Facebook que se encontra o maior acervo de fotos do time. É o espaço onde divulgam os jogos, os resultados e mantém viva a paixão dos torcedores da Vila pelo Esporte Clube Os Morenos. ”Temos um pessoal responsável por esta parte de redes sociais, e temos bastante cuidado com isso, pro time aparecer bonito. É no Facebook que está a história fotográfica do time, inclusive uma foto histórica de 1993 aqui no bairro e que a gente tem como referência e conta como sendo o início da equipe”, explica Panelão. O Chicão Mendonça e o Alan Alves são os responsáveis pelas postagens que também usam o sinal do Vila Torres Digital.

Em uma rápida olhada na página se percebe a amizade e o amor pelo esporte, pelo time, com depoimentos, e mensagens. As fotos e vídeos da grande final também podem ser vistos na página. Clique aqui para conferir.

Realização: