Vila Torres Digital

Bacia do Rio Belém será recuperada em Curitiba

O Belém é o principal rio da bacia hidrográfica curitibana

| Notícias - 05/03/2017 21:28

A bacia hidrográfica do Rio Belém será recuperada, conforme previsto no termo de cooperação técnica assinado na última semana pela governadora em exercício, Cida Borghetti, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. O acordo prevê projetos e ações para a revitalização integrada da bacia que compreende 37 bairros e tem 42km² de extensão, passando pela Vila Torres.

A ideia é transformar o projeto em modelo de revitalização e gestão integrada e replicá-lo em outras bacias urbanas do país, por meio da Agência Nacional das Águas (ANA). “O plano irá rever a alocação de recursos e esforços para resolver de modo definitivo o problema identificado, no trecho ou sub-bacia que ele aparece, obtendo deste modo resultados positivos e concretos”, explicou a governadora em exercício.

O Rio Belém foi o escolhido para esta etapa do projeto por ser o único 100% urbano de Curitiba e o principal da bacia curitibana, com aproximadamente 17km de extensão. “A Prefeitura irá rastrear as ligações clandestinas de esgoto, em parceria com a Sanepar, para minimizar o impacto no Rio Belém, que faz parte da história da cidade e desenvolver ações de educação ambiental para evitar que novas contaminações aconteçam”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Fonte: AENotícias e Ajorb-PR

Realização: